Whatsapp deve permitir transferência de Valores autorizado pelo Banco Central

Whatsapp deve permitir transferência de Valores autorizado pelo Banco Central

Publicidade

Whatsapp deve permitir transferência de Valores autorizado pelo Banco Central, saiba que o WhatsApp é um das redes sociais ou aplicativo mais usados ao redor do mundo, contendo milhares de usuários, oferece diversos serviços para os seus usuários, o mais comum é o envio de mensagens, mas conta também com envio de documento, fotos, vídeos, áudio, entre outros. E, hoje em dia, está determinado a fazer um sistema de pagamentos e já conseguiu autorização do Banco Central para fazer transferências via WhatsApp.

O Banco Central afirmou ter liberado em nota os pagamentos realizados pelas bandeiras Mastercard e Visa. Conforme o órgão, ao autorizar esse método de pagamento, é possível diminuir os custos para os usuários de serviços de pagamentos. E, ainda, o WhatsApp divulgou que está preparando essa função para liberar no Brasil quando possível.

Levando isso em consideração, podemos dizer que essa nova ferramenta que será adotada pelo WhatsApp oferecerá aos seus usuários praticidade para resolução de transferências, além de pode fornecer ajuda para algumas instituições se recuperarem economicamente. Mas só vamos saber de fato quando o WhatsApp disponibilizar essa funcionalidade.

A autorização para as transferências de pagamento via WhatsApp já foi concedida pelo Banco Central, o que resta apenas é o aplicativo iniciar o processo de operações. O WhatsApp argumenta estar bastante satisfeito com a decisão do Banco Central para aprovar esse pedido, para iniciar as transferências via WhatsApp.

Ainda acrescenta que está nos preparativos finais para iniciar as operações, contando com pagamentos digitais com total segurança e praticidade para os usuários desse mensageiro na hora de fazer as transações. Além de ser uma vantagem para aumento de economia e recuperação financeira de todas as empresas.

Publicidade

Pagamentos via WhatsApp

No mês de Janeiro, o WhatsApp iniciou o aviso para os seus usuários em relação aos novos termos de serviços e política do mensageiro,são atualizações fundamentais que afetam como o aplicativo está processando os dados de usuários e sobre fazer as transferências via whatsapp.

Veja Também:  PIX Novo sistema de pagamento que você precisa conhecer

De início, o serviço de transferências será disponibilizado para transferir valores entre usuários, que seria a modalidade P2P. Outro, seria o possível pagamento entre pessoas e comércio, lojas, uma modalidade P2M. Vale lembrar que esse serviço ainda não se encontra disponível, o WhatsApp ainda irá fazer o lançamento.

Esse método é para que o usuário converse com a empresa usando e mensageiro, assim como também iniciar o seus negócios para comprar o produto requisitado, sem ter que aderir a outros meios de pagamentos, o que torna algo bem mais prático.

O método de pagamento do WhatsApp tem correspondência com o Pisp, um iniciador de pagamento. Sendo aprovado dentro do Open Banking pelo próprio Banco Central. O Open Banking consiste em tecnologias e regras fundamentais que oferecem permissão ao compartilhamento de dados e serviços de pessoas entre as companhias financeiras, tudo isso através da integração de sistemas.

E, com esse projeto em ação do WhatsApp pode tornar a vida de muitos usuários bastante simples, visto que os processo serão realizados por meio do próprio WhatsApp, sem ter que precisar de iniciar o processo de transações em outro canais, como aplicativos exclusivos de financeiras ou internet banking de instituições bancárias.

Publicidade

Vai ser como uma conta digital?

Outro ponto que é de suma importância lembrar, que o WhatsApp não será necessário o processo de guardar dinheiro, apenas será preciso o cadastramento de um cartão de crédito ou de débito de seus usuários no WhatsApp, para que possa realizar os processos de transferências entre pessoas e pessoas, entre pessoas e empresas.

O Banco Central explicou que nesse método de pagamento feito pelo WhatsApp é possível ser definido uma tarifa ou taxa para que os usuários usem esse tipo de serviço tanto para os que vão enviar os pagamentos quanto para aqueles que irão receber. E, esse novo projeto pode ser uma ótima alternativa para o mercado financeiro do país.

Contudo, ainda não existem detalhes específicos sobre o método de funcionamento desse recurso de transações financeiras pelo App WhatsApp, mas como o processo já está autorizado pelo Banco Central, em breve os mensageiros já iniciaram esse método de pagamento para transferir dinheiro para empresas, por meio de cadastros de cartão de crédito ou débito.

Apesar de ter uma possível cobrança de tarifa, essa nova implementação do WhatsApp autorizada pelo Banco Central, poderá ajustar a economia de muitas empresas. Além do mais, com transferências via WhatsApp, poderá tornar a vida de milhões de usuários bem simples e com total praticidade, visto que a maioria dos brasileiros têm uma correria diariamente.

Veja o comunicado do Banco Central na íntegra:

Nesta terça-feira (30/03) o Banco Central do Brasil deu autorização para o funcionamento de pagamento via transferência, de depósitos e pré-pago administrado pela bandeira Visa (Visa do Brasil Empreendimento Ltda.) e também pela bandeira Mastercard (Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda.). Assim como também incluiu uma modalidade de Iniciador de pagamento pelo Facebook (Facebook Pagamentos do Brasil Ltda.).

Publicidade

Vale destacar, que todos esses processos de pagamento estão relacionados com o programa de serviços que está vinculado ao WhatsApp, o Programa Facebook Pay. A autorização concedida pelo Banco Brasil permite que os usuários tenham acesso a realização de transferências de recursos entre os usuários.

Importante também lembrar que essas autorizações que estão vinculadas ao Programa Facebook Pay, não estão incluídas e ainda não estão licenciadas nos pleitos das bandeiras Mastercard e Visa, que ainda estão sendo analisadas pelo Banco Central.

O Banco do Brasil, que autorizou o aplicativo mensageiro WhatsApp, a realizar o método de transações financeiras por meio dele, pode abrir novas perspectivas para reduzir custos para os milhares de usuários de serviços de pagamentos.

Veja Também:  Conheça o ELO FLEX Benefícios Exclusivos para Clientes

CC GUIA

Gerenciador do Portal e Apaixonado por Marketing Digital e Tudo sobre o mundo de Finanças Pessoal e Profissional, com intuito de levar a informação para o maximo de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *