Como escolher o seu cartão de crédito e quais são suas vantagens

Como escolher o seu cartão de crédito e quais são suas vantagens

Publicidade

Como escolher o seu cartão de crédito e quais são suas vantagens, pois hoje temos muito mais opções de instituições financeiras que oferecem contas e cartões de crédito para facilitar nossa vida.

É possível escolher entre bancos tradicionais e até alternativas mais modernas, como fintechs e bancos digitais, que permitem abrir uma conta digital e solicitar cartão de crédito rapidamente e totalmente online.

Mas, afinal, como realizar essa escolha? Neste artigo você irá descobrir, além de conhecer as vantagens e os riscos deste produto. Acompanhe!

Fatores a considerar ao escolher o melhor cartão de crédito

O cartão de crédito ajuda na organização financeira, já que permite realizar compras e pagá-las apenas no mês seguinte, além de possibilitar parcelar produtos de maior valor aquisitivo.

Mas, antes de realizar sua escolha, é importante se atentar a alguns fatores. Vamos lá?

Publicidade

Qual é a finalidade do uso do cartão?

O primeiro passo é avaliar o que você precisa de verdade. Ninguém melhor do que você para determinar suas necessidades.

Será um cartão pessoal ou um cartão corporativo, por exemplo? Será necessário um cartão internacional, pois você costuma fazer viagens ao exterior? Quais as melhores datas para pagamento e qual limite que necessita?

A partir desta definição, será possível avaliar as opções que melhor se adequam ao seu caso.

Veja Também:  Cartão de Crédito Ibi com todos os benefícios
Artigos relacionados

Programas de Fidelidade

Muitas instituições e bandeiras de cartão oferecem clubes de benefícios que permitem, por exemplo, acumular pontos e trocá-los por produtos, serviços e milhas de passagens aéreas.

Ainda há opções que dão direito a meia entrada em shows e cinemas e até cashback (devolução de parte do dinheiro pago na fatura).

Publicidade

Por isso, avalie suas necessidades para determinar quais benefícios valem a pena para você.

Anuidade

Cada instituição financeira possui diferentes taxas e anuidade. Inclusive, esses valores podem variar de acordo com o tipo de cartão.

Pessoas com perfil financeiro mais simples ou empresas, por exemplo, podem ter anuidades menores ou até mesmo isentas, dependendo do caso.

Porém, a grande maioria dos cartões, ainda mais os que contam com programas de fidelidade, cobram anuidade a partir de R$ 200. Por isso, analise e compare as opções!

Bandeira do Cartão

As principais bandeiras são Mastercard, Visa, ELO e American Express. Todas funcionam de maneira similar, com possibilidade de efetuar compras presencial e online, à vista ou parceladas.

Publicidade

A principal diferença está na aceitação. A maioria das maquininhas aceita mais de uma bandeira, mas pode acontecer de um estabelecimento específico não aceitar determinada opção.

Além disso, algumas bandeiras são mais aceitas e reconhecidas mundialmente, como Visa e Mastercard. Leve isso em consideração!

Avalie qual é o melhor cartão de crédito para a sua renda

Por mais que pareça interessante ter cartões com clube de benefícios, considere a sua renda mensal e o seu consumo. Pode não valer a pena ter um cartão de crédito com anuidade alta se você não aproveitar os benefícios ou usá-lo pouco.

Além disso, na medida que sua renda aumentar, também é possível realizar upgrades. Então, não se preocupe em optar por uma versão mais simples em um primeiro momento.

Vantagens de ter um cartão de crédito

O cartão de crédito abre muitas possibilidades aos consumidores e trazem ótimas vantagens, como:

Publicidade

Prazo para pagar e parcelamento

Você terá um tempo maior para pagar suas contas, o que aumenta o poder aquisitivo. Além disso, também é possível efetuar parcelamentos sem juros, o que possibilita adquirir produtos e serviços de maior valor, sem comprometer toda sua renda de uma vez.

Bônus e milhagens

Muitos cartões contam com programas de relacionamento onde você acumula pontos que podem ser trocados por passagens aéreas, produtos, serviços, etc.

Planejamento Financeiro e Organização

A maioria dos cartões de crédito permitem acompanhar as faturas online e em tempo real. Isso facilita no planejamento e organização financeira. Inclusive, há opções que até categorizam as despesas, o que ajuda a identificar onde você pode cortar gastos.

Riscos de ter um cartão de crédito

Por outro lado, ter um cartão de crédito traz alguns riscos. Veja quais são e como evitá-los:

Juros Altos

Os juros do cartão de crédito para quem atrasa o pagamento ou parcela faturas pode chegar a 400% ao ano. Os resultados podem ser desastrosos para a sua saúde financeira.

Por isso, pague as faturas sempre em dia e nunca gaste mais do que você consegue pagar.

Fraudes

Um dos principais riscos de fraude é ter seus dados roubados ou seu cartão clonado. Por isso, só use em sites de confiança e não informe os dados e senha para ninguém. Se perder ou for roubado, ligue imediatamente para a central para efetuar o bloqueio.

Controle dos Gastos

O cartão de crédito traz sensação de poder, pois oferece um bom limite e só vemos os gastos no mês seguinte. Porém, é fundamental usá-lo com cautela e fazer um bom controle de gastos.

Sempre planeje seus gastos antes de efetuar uma compra e fique atento às datas de fechamento e vencimento da fatura. Muitas pessoas não fazem o controle de gastos e acabam se endividando. Por isso, cuidado!

Veja Também:  LIKE VISA O Novo Cartão de Crédito do Banco Bradesco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *