Saiba mais sobre Número de Cartão de Crédito.
Assine nossa Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas dicas, novidades e notícias

Nome: E-mail:

Serviços

Dicas Cartão de Crédito

Sobre os Cartões

Sobre Nosso Guia

Saiba o que é o Número do Cartão de Crédtio

Se você possui um cartão de crédito, já deve ter ficado olhando para ele imaginando qual o significado de todos aqueles números, ou será que não?

Bem, o fato é que realmente a numeração contida no cartão de crédito é cheia de significado e se você sempre quis saber qual é, hoje é o seu dia de sorte.

O número que vem impresso no cartão de crédito tem como objetivo a representação dos números referentes ao seu código de cadastro e ao código de cadastro da instituição financeira que fornece o seu cartão, relativamente, aos registros mundiais das empresas de cartão de crédito.

O seu cartão de crédito possui, normalmente, sete itens na parte da frente dele: o nome do titular do cartão, informações quanto à agência e conta corrente do titular do cartão, logomarca e a bandeira do cartão. Os cartões mais recentes possuem ainda o chip, tudo isso além dos quatro grupos de números que compõem o número de cartão de crédito. É possível haver uma diferença ou outra nesses itens dependendo do emissor do cartão.

O que significam os números do cartão de crédito

Os números de cartão de crédito são responsáveis pela identificação do titular do cartão e da instituição financeira. Como mencionamos acima, esses números são os códigos referentes à instituição financeira e à pessoa, titular do cartão segundo um registro que conta com informações de todos os cartões no mundo.

O primeiro grupo é formado pelo primeiro algarismo do número que indica qual o tipo da instituição responsável por aquele cartão de crédito.

Por exemplo, o número 1 indica que a instituição financeira é algum setor da indústria, podem também ser cartões de loja; o número 2 indica que são empresas aéreas e também cartões das bandeiras American Express e Diners Club; o 3 indica cartões da bandeira Visa; o número 4 indica a bandeira Mastercard; 5 e 6 são relativos à bancos; o número 7 indica empresas de petróleo; o 8 telecomunicações e o 9 empresas nacionais.

Com relação ao segundo grupo, existem divergências em sua formação, dependendo da bandeira a que o cartão pertença.

Por exemplo, se o seu cartão é um American Express, o número é formado por 15 dígitos, o prefixo do mesmo deverá ser formado pelos números 34 ou 37, e os dígitos 3 e 4 indicam se o seu cartão é de crédito ou débito e dá informação quanto à moeda.

Do 5º ao 11º dígito as informações são sobre a conta e o tipo do cartão, o 12º representa a quantidade de emissões do cartão, o 13º e 14º dígitos indicam a posição do cartão na conta referida e o 15º dígito é de controle.

Os cartões da bandeira Visa iniciam com o número 4 e os cartões possuem 13 ou 16 dígitos; do 2º ao 6º dígito se encontra a representação do banco; do 7º ao 12º ou do 7º ao 15º, nos casos de cartões com 16 dígitos, representam a conta e o último dígito o 13º ou o 16º são dígitos de controle.

Os cartões Mastercard se iniciam com os dígitos 51-55 e os cartões possuem 16 dígitos cada. Dependendo de quais são os dígitos presentes nas posições de 2 a 5, que indicam a identificação do banco, esse número pode ser formado pelos dígitos 2 e 3. De 2 a 4, de 2 a 5 ou de 2 a 6, os números após esse são os referentes ao número da conta e o último é referente ao número de controle.

De uma forma geral, em outros cartões, a segunda parte do número é formada pelos seis primeiros números, incluindo o do primeiro grupo e identifica o número de registro da instituição financeira junto à bandeira.

O terceiro grupo é formado pelo número que vai do sétimo ao 15º algarismo e equivale ao número de registro do titular do cartão.

Por fim, o quarto e último grupo é formado exclusivamente pelo número restante, e identifica o código identificador.

Como saber se um número de cartão de crédito é válido

Além de informar o número de registro da instituição financeira e do titular do cartão junto à operadora de cartão de crédito, o número precisa seguir uma regra lógica para ser válido.

É necessário que o conjunto de números esteja de acordo com a chamada fórmula de Luhn, você mesmo pode fazer a conta em casa para testar se um número é válido ou não. Segue abaixo o passo a passo.

Vamos analisar juntos o número de teste que segue.

1) Multiplicar todos os números das posições 1 e 3 por 2 e devemos manter os demais números como estão, no caso do número acima os números nessas posições são 5 2 8 3 1 3 0 7, quando a multiplicação do número der mais que 9, deve-se diminuir 9.

2) 5x2=10; 9=1; 1=1; 2x2=4; 0=0; 8x2=16-9=7; 8=8; 3x2=6; 2=2 1x2=2 1=1; 3x2=6; 2=2; 0x2=0; 7=7; 7x2=14-9=5; 8=8.

3) Depois das somas o número do cartão ficou 1140 7862 2162 0758.

4) Agora faça a soma de todos esse números:

1+1+4+0+7+8+6+2+2+1+6+2+0+7+5+8= 60

5) Para saber se o seu cartão é válido basta verificar se o resultado dessa soma é um número múltiplo de 10. De fato o resultado 60 é um número que atende a essa característica, já que 60/10=6. Desse modo, esse número de teste é um número válido. Todos os números de cartões de crédito válidos terão resultado múltiplo de 10. Quer testar o seu? Basta seguir esses passos.

www.cartaodecreditoguia.com.br
Cartão de Crédito Guia

O seu portal de informações sobre cartões de crédito!

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para solicitar cartão de crédito pelas principais bandeiras, operadoras e bancos. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação.