Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /nfs/c10/h07/mnt/175771/domains/cartaodecreditoguia.com.br/html/sistema/classes/mysql.class.php on line 13
IOF no Cartão de Crédito
Saiba mais sobre o IOF no Cartão de Crédito.
Assine nossa Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas dicas, novidades e notícias

Nome: E-mail:

Serviços

Dicas Cartão de Crédito

Sobre os Cartões

Sobre Nosso Guia

IOF no Cartão de Crédito

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é o imposto cobrado pelo governo federal brasileiro que incide sobre as operações de crédito, câmbio, seguro e operações relativas a titulos e valores mobiliários. Por isso, esse é o imposto que incide sobre os valores gastos através de cartões de crédito, especialmente durante as viagens internacionais.

Quando você faz uma compra com o seu cartão de crédito, seja no Brasil ou no exterior, automaticamente incide sobre o valor daquela compra o IOF. Se você faz um saque no caixa eletrônico tanto nacional quanto internacional, o IOF também incide. O que varia é a alíquota do IOF que incide em cada uma dessas operações de crédito, sendo assim é preciso ficar alerta quanto a taxa do iof no cartão de crédito nacional, bem como quanto a taxa do iof no cartão de crédito no exterior.

A taxa IOF pode sofrer alterações de acordo com a situação do país. Desse modo, quando for usar seu cartão de crédito, principalmente, se você estiver fora do Brasil e planeja usar o seu cartão de crédito internacional, tenha a certeza de estar fazendo a melhor escolha em termos de como vai usar o dinheiro, pois a alíquota pode ser absurdamente alta, ou até mesmo, sofrer alterações entre o dia que você usou e o dia em que vai pagar a fatura.

Outra providência de enorme importância é se cuidar para não ficar devendo ao cartão de crédito, pois aí a incidência do IOF irá recair sobre toda a fatura, afinal, quando você fica devendo, ainda que seja uma parte do valor do cartão de crédito, essa parte acaba por se transformar em uma espécie de empréstimo que é cobrada de você no mês seguinte com juros e IOF.

Se você quer viajar e evitar a incidência de IOF considere como melhor opção utilizar um cartão de débito ou um cartão internacional pré-pago. O IOF incide com alíquota mais alta apenas sobre as compras feitas com cartão de crédito. Já nas compras feitas com cartão de débito ou cartão pré-pago, a alíquota é bem mais baixa, assim essas duas alternativas acabam sendo mais simpáticas aos olhos de quem quer se proteger do imposto.

Tome Cuidado, mas não desista

A questão da possibilidade de incidência de IOF alto sobre uma transação que você queira fazer não significa que você deve desistir. O conselho é sempre estar atento e alerta e procurar fazer as melhores escolhas para o seu bolso com relação a que tipo de crédito vai utilizar em cada momento.

O conhecimento dos riscos é a melhor maneira de se proteger deles, sendo assim não abandone seu cartão de crédito, mas procure utilizar da forma mais sábia possível, prevendo seus custos e evitando despesas indesejáveis.

Obs: Cartões, taxas e condições podem ser alterados sem aviso prévio, consulte sempre o banco ou administradora dos cartões.
 
Veja mais dicas sobre cartão de crédito no vídeo abaixo:
 

www.cartaodecreditoguia.com.br
Cartão de Crédito Guia

O seu portal de informações sobre cartões de crédito!

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para solicitar cartão de crédito pelas principais bandeiras, operadoras e bancos. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação.