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Com quem reclamar e como proceder diante dos abusos da administradora do cartão de crédito.
Com quem reclamar e como proceder diante dos abusos da administradora do cartão de crédito. Conheça os problemas mais comuns aos usuários dos cartões de crédito e quais os órgãos que podem protegê-lo desses abusos.
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Com quem reclamar e como proceder diante dos abusos da administradora do cartão de crédito

Quando um banco causa prejuízo ao cliente, o mesmo pode solicitar reparação de danos materiais e morais. Mas com quem reclamar e como proceder diante dos abusos da administradora do cartão de crédito?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, erros da administradora de cartões devem ser reparados em dobro.

Entre os erros mais comuns das operadoras de cartão de crédito está a falta de envio de novo cartão, após término da validade do anterior, mesmo tendo o cliente pago a anuidade.

Se a administradora de cartões bloqueia de forma injustificada o cartão de crédito e ainda deixa seu nome sujo através de uma restrição cadastral, ela comete dano moral e tem obrigação de indenizar o cliente.

Quando o cartão de crédito é extraviado e acaba sendo usado por terceiros, sem que a loja vendedora se preocupe em verificar a propriedade do cartão utilizado, as compras efetuadas passam a ser de obrigação do estabelecimento vendedor .

Se o banco envia um cartão de crédito sem que você tenha solicitado, figura dano moral.

Onde Reclamar

Diante de tantos problemas causados pelas operadoras de cartão de crédito, são poucos os clientes que reclamam e os motivos são o medo, a ignorância e até a falta de tempo.

Para reclamar nos casos de valores pequenos, que não ultrapassam 20 salários mínimos, procure o Juizado Especial Cível. Não há necessidade de advogado.

Não deixe também de reclamar na Ouvidoria de seu banco.

Existem órgãos que recebem reclamações de clientes de cartões de crédito e encaminham para solução amigável, como é o caso do Banco Central, IDEC, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, além, claro, dos Procons.

Não deixe de exigir seus direitos e não aceite prejuízos causados de forma irregular pela administradora de cartões de crédito.

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