Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /nfs/c10/h07/mnt/175771/domains/cartaodecreditoguia.com.br/html/sistema/classes/mysql.class.php on line 13
Divida de Cartão de Crédito
Saiba mais sobre Divida de Cartão de Crédito.
Assine nossa Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas dicas, novidades e notícias

Nome: E-mail:

Serviços

Dicas Cartão de Crédito

Sobre os Cartões

Sobre Nosso Guia

Dívida no Cartão de Crédito

Seu cartão de crédito se transformou em uma dor de cabeça? Ficou difícil pagar a fatura? Está com dívida?

Não importa o motivo que causou a sua dívida, depois que ela surge, é um problema, pois os juros fazem com que a dívida cresça cada dia mais, tornando-a mais e mais difícil de pagar.

A dívida de cartão de crédito é um verdadeiro martírio. Como fazer para evitá-la? E depois que ela já existe, como fazer para conseguir pagá-la?

Bem as duas situações exigem muita paciência, persistência e força de vontade. E são desses assuntos que falaremos hoje, portanto não saia quebrando seus cartões antes de ler tudo.

Como evitar a dívida de cartão de crédito

Há algumas maneiras bastante eficientes de você evitar ter uma dívida junto a um cartão de crédito. A primeira delas é evitar comprar quaisquer itens sem saber como vai pagar no mês seguinte. O prazo que parece uma benesse, deixa de sê-lo quando chega a data de pagamento da fatura e você não sabe de onde vai tirar dinheiro para efetivar o pagamento dela.

Isso não significa que você não pode fazer compras com o seu cartão de crédito, isso apenas demonstra que você deve planejar as compras, e mesmo que a compra seja de urgência, você deve planejar de onde virá esse dinheiro para cobrir a urgência na hora de pagar.

Contudo, se você já fez as compras sem se programar inteiramente, o ideal é que você pare agora e programe a sua vida nos próximos meses, de modo que você consiga fazer a sua fatura caber inteira no seu orçamento.

Sim, pois pagar o mínimo ou pagar parcialmente o valor da fatura, com certeza é sinônimo de dívida no cartão de crédito.

Você sabe o acontece com a sua fatura quando você faz o pagamento do valor mínimo do cartão de crédito?

Pagando o valor mínimo você de fato evita a incidência de algumas taxas, contudo se o mês passar e você não efetuar o pagamento do restante da fatura, a diferença não paga será somada à fatura do próximo mês e ai começa a bola de neve.

Até que você perceba que está pagando o valor mínimo todos os meses, não está gastando nada no cartão, mas a sua fatura continua sofrendo aumento no valor. E agora?

Não se desespere, no próximo tópico falamos sobre como resolver o problema da dívida de uma vez por todas.

Como saldar a dívida com o cartão de crédito

Se você está em dívida, e não tem condições de quitar o montante à vista ou em poucas parcelas, a primeira providência a tomar é parar tudo e verificar a gravidade da situação.

Você precisa viver, comer, pagar suas outras contas, e, além disso, precisa pagar o seu cartão, então verifique o montante total de sua dívida com o cartão e veja se é possível fazer um parcelamento dela junto à administradora, sem cancelar o cartão e, assim, conseguir pagar as parcelas sem prejudicar a sua vida.

O parcelamento da dívida do cartão é uma opção inteligente, pois ele faz cessar a incidência de juros, possibilitando que você pague parcelas de valor determinado em uma quantidade determinada. E ainda permite que você mantenha o cartão e assim possa voltar a usá-lo, de modo planejado depois que a dívida tiver cessado.

Existe a possibilidade também de você fazer um empréstimo, e pagar suas dívidas de cartão de crédito, entretanto, é preciso estudar as taxas que estarão envolvidas nessa transação. Se você conseguir juros menores aos que serão aplicados no parcelamento do próprio cartão de crédito vá em frente, mas se os juros foram maiores, é melhor repensar.

Se o valor da sua dívida for tão grande que mesmo ela sendo parcelada não haja possibilidade de você pagá-la mensalmente sem dificultar as suas despesas mensais, talvez seja o caso de tomar uma decisão mais drástica, como cancelar o cartão de crédito.

Você pode entrar em contato com a administradora e entrar em um acordo quanto ao parcelamento e quanto ao cancelamento do cartão. É claro que as boas oportunidades dependem de quem é a administradora do seu cartão, já que algumas são mais flexíveis enquanto outras são quase impossíveis de se negociar.

O que importa é você conseguir uma forma que seja possível de quitar seu débito.

Mas se a administradora não quiser fazer um acordo possível e você quiser resolver o problema, não perca tempo, faça valer o código de defesa do consumidor. Procure o PROCON (órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) ou um advogado para orientação e se for necessário, entre na Justiça. Embora os Juizados Especiais Cíveis não tirem mais os juros aplicados pelos cartões, é possível conseguir uma proposta de parcelamento mais realista e assim conseguir se liberar da dívida com o cartão.

www.cartaodecreditoguia.com.br
Cartão de Crédito Guia

O seu portal de informações sobre cartões de crédito!

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para solicitar cartão de crédito pelas principais bandeiras, operadoras e bancos. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação.