O que fazer caso seu cartão de crédito seja clonado, saiba quais medidas tomar para evitar problemas e prejuízos.
Assine nossa Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas dicas, novidades e notícias

Nome: E-mail:

Serviços

Dicas Cartão de Crédito

Sobre os Cartões

Sobre Nosso Guia

O que fazer caso seu cartão de crédito seja clonado.

Aproveitar as facilidades oferecidas pelo cartão de crédito é um direito de todos que o tem, porém, alguns cuidados são necessários uma vez que o seu cartão de crédito pode ser clonado.

A utilização do cartão com chip é muito mais segura, embora também seja possível cloná-lo ou utilizar seus dados através da internet.

Com os cartões de crédito magnéticos, a clonagem ocorre através do dispositivo chamado de “chupa-cabra”, que é um leitor comum de cartão adaptado para copiar a trilha magnética e o número do cartão de crédito enquanto uma câmera filma a digitação da senha pelo cliente. Este equipamento é instalado nos caixas eletrônicos e leitores de cartão. A partir daí os fraudadores fabricam um cartão de crédito falso através de um gerador de cartão de crédito, com os dados do seu verdadeiro e sai às compras.

Através da internet, é muito fácil copiar os dados do cartão de crédito. Basta que o fraudador envie um vírus contendo um arquivo espião, que salvará a senha e o número de cartão de crédito. Estes vírus estão, na maioria das vezes, camuflados em emails de órgão como a Receita Federal, bancos, entre outros.

Embora clonar um cartão seja uma atividade simples, existem métodos bem modernos e caros para isso, o que dá suporte para criação de cartões idênticos aos das operadoras.

Meu Cartão Foi Clonado - E Agora?

As operadoras de cartão de crédito estão se aperfeiçoando para evitar fraudes. Porém, para se proteger ainda mais, nunca passe informações pessoais a estranhos, nem aqueles que telefonam dizendo serem das operadoras e não abra arquivos anexos a emails de estranhos. Se o caixa eletrônico prender seu cartão, acione o banco imediatamente.

Na primeira suspeita de fraude com seu cartão de crédito, comunique à administradora de cartão e solicite o bloqueio do cartão.

Anote o protocolo de atendimento da operadora e solicite um fax confirmando o bloqueio do cartão.

Vá à delegacia e faça um boletim de ocorrência.

Embora a responsabilidade por oferecer segurança nas transações seja da operadora e das lojas, que devem arcar com o prejuízo causado por compras realizadas por terceiros, é recomendado cuidado para evitar problemas.

Com a clonagem de cartão de crédito, a descoberta da fraude é mais demorada, porém é obrigação da administradora do cartão investigar e comunicar ao cliente, uma vez que a clonagem significa uma falha no serviço da operadora do cartão.

As cobranças indevidas devem ser ressarcidas em dobro.

www.cartaodecreditoguia.com.br
Cartão de Crédito Guia

O seu portal de informações sobre cartões de crédito!

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para solicitar cartão de crédito pelas principais bandeiras, operadoras e bancos. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação.